R.P.G. Reeducação Postural Global

A Reeducação Postural Global é um método conhecido pelas suas iniciais (RPG) e consiste em realizar um ajustamento postural, harmonizando a atuação entre os segmentos do corpo humano. Esta técnica permite otimizar e equilibrar músculos do corpo, responsáveis pela manutenção da postura estática do indivíduo. A técnica identifica, alonga e reorganiza esses músculos, restabelecendo ao paciente um melhor posicionamento, ou seja, melhorando e adequando sua postura.

Por que fazer R.P.G.?

Devido ao mau posicionamento corporal ao se desempenhar situações mais complexas ou até mesmo atividades cotidianas, em casa, no lazer, no trabalho ou na escola, em que não se dá a devida atenção à uma postura adequada, uma série de patologias passam a ter uma situação favorável para seu aparecimento. 

Fatores naturais, como a ação da gravidade e a ação do peso no próprio corpo, agindo nas articulações e músculos ao longo do tempo, também são responsáveis por uma compensação de posicionamentos inadequados, ocasionando deformações na postura.

E são nessas diversas disfunções acometidas por esse processo que o R.P.G. apresenta resultados. 


Quer saber mais sobre este serviço? Entre em contato!

Em que casos o RPG é indicado?

Diversos problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios (asma/bronquite), somáticos (estresse, distúrbios circulares e digestivos), reumatológicos (artrite, artrose, bursite, tendinite), cervico-óculo-motores (estrabismo, cefaleias), problemas de períneo (como a incontinência urinária), sequelas de patologias neurológicas e problemas de origem esportiva que requerem fisioterapia podem ser tratados pela RPG.

O tratamento pode ser utilizado para prevenir eventuais consequências advindas da má postura e também para combater as diversas dores causadas por diferentes patologias: dores lombares, ciáticas, dorsais e cervicais; lesões por esforço repetitivo (LER), decorrentes da profissão ou de atividades desportivas; desvios de coluna (escoliose, hiperlordose e hipercifose); dores nos pés, punhos e mãos; dores no quadril (pubalgias); hérnias de disco; torcicolos; além de proteger contra processos degenerativos articulares.

Dessa forma, percebe-se que o tratamento com RPG pode ser utilizado no tratamento de grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo - esquelético, doenças agudas ou crônicas, com ou sem sintomas. Não há contraindicação específica para sua aplicação.

Entretanto, o tratamento de RPG pode ser realizado também por qualquer indivíduo, mesmo na ausência de alguma disfunção, pois possibilita uma melhora ou manutenção de uma postura saudável.


Quer saber mais sobre este serviço? Entre em contato!

R.P.G. na Correção Postural

R.P.G. Na Correção Postural

A técnica é, particularmente, eficaz na correção de deformações morfológicas; dorso enrolado (hipercifose); concavidade lombar exagerada (hiperlordose); escolioses; ombros enrolados; joelhos em X (valgo); joelhos arqueados (varo); pés planos, cavos, etc.


Quer saber mais sobre este serviço? Entre em contato!