15 de Abril de 2022

A hipertensão é, infelizmente, uma doença muito comum que, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) atinge cerca de 30% da população brasileira. Já se sabe que o treino aeróbico é um grande aliado contra o aparecimento e também para o tratamento da doença, pois ajuda a reduzir a pressão arterial.

Mas, não é só trabalho aeróbico que pode ajudar na recuperação, segundo a Escola de Educação Física e Esporte da USP, a prática do exercício de força ajuda a diminuir os níveis de pressão arterial no organismo após a prática da musculação. O estudo realizado conseguiu observar que os efeitos são maiores exatamente naqueles indivíduos que possuem uma pressão arterial mais alta, ou seja, o efeito é maior em quem precisa mais.

Segundo os pesquisadores, o efeito do exercício de força se deve a uma ativação mais longa do sistema circulatório do corpo, aumentando o fluxo sanguíneo. O estudo alerta, porém, que devido ao aumento de pressão arterial durante a prática esportiva, é preciso que haja uma avaliação adequada e cuidado profissional constante dependendo do grau do hipertenso.

Na hora de escolher um lugar para treinar, opte sempre por um local que priorize sua saúde e tenha cuidado individual para o seu treino, assim como a Vitalizze. 

Fonte: Escola de Edudação Física e Esporte