05 de Setembro de 2019

RPG é a sigla para Reeducação Postural Global, uma técnica de fisioterapia cujo objetivo é promover o equilíbrio dos músculos responsáveis pela postura. O método consiste de posturas específicas que alongam cadeias musculares inteiras e reorganizam os segmentos do corpo.


A Reeducação Postural Global baseia-se nos princípios de que cada indivíduo reage de maneira diferente ao mesmo problema e de que não se deve tratar apenas o local da dor, mas todo o corpo como um todo.


Assim, a RPG pode ser utilizada no tratamento de dores e problemas na coluna (lombalgia, cervicalgia, escoliose, hérnia de disco), lesões articulares, retrações musculares, limitações articulares, doenças neurológicas que causam rigidez muscular e ainda doenças respiratórias.


É uma técnica que serve ainda para tratar ou aliviar os sintomas de pés planos, joelho valgo ou varo, joanete, artrite, artrose, bursite, tendinite, doenças respiratórias como asma e bronquite, além de estresse, problemas circulatórios e digestivos.


Como funciona

Cada sessão de RPG dura cerca de 1 hora ou mais. Durante a sessão, o paciente permanece em determinadas posturas durante 12 a 20 minutos. As posturas são indicadas conforme o problema apresentado e vão evoluindo gradualmente com movimentos lentos e progressivos.


Benefícios

Dentre os benefícios da RPG estão o alívio de dores e tensões musculares, aumento da amplitude do movimento, melhora da estabilidade, mobilidade, equilíbrio e consciência corporal.


O profissional responsável pela aplicação do método é o fisioterapeuta, que deve ter uma formação específica em RPG.

Fonte: Médico Responde