18 de Março de 2022

Os joelhos são um dos primeiros a avisar que algo não está certo durante uma prática de exercício ou esporte, os estalos e dores avisam que é hora de tomar alguns cuidados. Então vamos entender porquê eles estalam e como fortalecê-los.

As dores e estalos no joelho normalmente acontecem quando ficamos muito tempo sem alongamentos e aquecimentos antes de uma atividade física, mas também podem ocorrer pela redução do líquido sinovial (devido a traumas, desalinhamento corporal e perda natural pela idade). A fraqueza muscular também pode causar estalos e dores frequentes, por isso a importância de manter uma rotina de exercícios. A dor e os estalos podem ocorrer em todas as articulações por esses motivos, mas são mais comuns nos joelhos devido a nossa movimentação diária e carga neles.

Existem diversos execícios que ajudam a fortalecer a articulação e proteger a região, vamos ver alguns:

- Agachamentos: preste sempre atenção na posição correta dos pés.

- Exercícios de fortalecimento da musculatura da coxa.

- Yoga: Diversas posições ajudam a fortalecer a região.

Caso seu joelho estale às vezes, não é preciso se preocupar, provavelmente ocorreu por um tempo grande em descanso. Mas se os estalos acontecem regularmente ao realizar atividades simples e, principalmente, vierem acompanhados de algum desconforto ou dor, é hora de buscar ajuda com um profissional fisioterapeuta.

Aqui na Vitalizze você tem acompanhamento e cuidado completo com uma equipe multidisciplinar de profissionais que sabe como cuidar bem de você, vem conversar com a gente, estamos te aguardando!