17 de Dezembro de 2021

As sequelas deixadas pela covid-19 no corpo variam muito de caso para caso, mas mesmo em situações mais brandas, podem afetar diretamente a capacidade respiratória e a resistência muscular. Por isso é fundamental que, mesmo que você não tenha evoluído para um quadro mais grave da doença, procure entender os impactos dela no corpo após recuperado, buscando ajuda, inclusive, na prática de exercícios e na fisioterapia.

Um estudo realizado pela USP de Ribeirão Preto (SP) aponta um aumento de 35% na capacidade cardiorrespiratória e na resistência muscular em pacientes que passaram a praticar atividades físicas após se recuperarem da Covid-19.

O estudo analisa a reação de pacientes curados da doença diante de redução de taxas de oxigênio no ar. Os principais apontamentos feitos pelos pesquisadores até agora são que os pacientes que passaram a praticar exercícios conseguiram:

- Aumento da resistência muscular e da capacidade cardiorrespiratória em 35%;

- Melhora na função pulmonar em 10%;

- Aumento de massa magra e diminuição de gordura;

- Aumento na percepção de qualidade de vida e saúde mental;

- Melhora de marcadores bioquímicos sanguíneos

Para um retorno adequado e seguro a atividades físicas é fundamental que exista um cuidado profissional individualizado com profissionais da fisioterapia e da educação física! O time de professores Vitalizze está preparado para entender, cuidar e auxiliar pacientes que precisam recuperar a capacidade física e respiratória, bem como a resistência muscular.

Nos mande uma mensagem e venha conhecer a estrutura Vitalizze.

Fonte: G1 Globo