19 de Novembro de 2021

A rotina de treinos precisa de cuidados pensados para o seu condicionamento físico e a modalidade que você pratica, por isso, para evitar acidentes e lesões, é preciso atenção a alguns pontos que falamos abaixo:

A falta de mobilidade articular não permite que se exija todo o potencial do músculo, é preciso aumentar gradualmente e com cuidado o esforço realizado. Músculos fracos não aguentam uma sobrecarga e transferem a pressão para as articulações, que se deformam aos poucos ou abruptamente gerando a lesão. Por isso sempre escute seu personal e seja honesto sobre sua resistência.

Atenção também a realização correta dos movimentos, o atleta pode até ter força e mobilidade, porém se executa o exercício fora do Padrão mecânico adequado do gesto esportivo, pode gerar uma sobrecarga e acabar sofrendo uma lesão.

Se o atleta tem força, mobilidade e técnica, porém não respeitar o tempo necessário para o descanso dos músculos, dos tendões e dos ligamentos, a cápsula articular e os discos não têm tempo suficiente para se recuperar das microlesões naturais do esporte, entrando em fadiga e podendo gerar rupturas e fazendo com que os treinos tenham que ser interrompidos. Por isso, sempre respeite o tempo de descanso.

É importante ouvir o corpo e sinais e respeitar os limites, evoluindo nos treinos gradativamente e focando nesses pontos acima para evitar as lesões, sempre acompanhado por um técnico educador físico para orientação da prática esportiva e, em caso de dores ou lesões, o acompanhamento com a fisioterapia desportiva.

Fonte: SciELO