04 de Novembro de 2021

Os desconfortos nas costas, ombros ou cabeça acabam afetando a vida de diversas pessoas no dia a dia, principalmente após algumas horas trabalhando ou estudando. O RPG é uma prática realizada por profissional Fisioterapeuta que tem resultado eficiente no alívio dessas dores. Segundo a fisioterapeuta Fernanda Zanetti, RPG é um método manual suave, que utiliza posturas específicas (deitada, sentada ou em pé) e guiadas suavemente pelo fisioterapeuta para reorganizar de forma global.

“Podemos perceber que ao longo da vida vamos adquirindo hábitos e vícios posturais inadequados, seja por má postura, seja por alterações anatômicas pré-existentes ou por lesões. Estes acontecimentos vão gerando movimentos compensatórios, desequilíbrios e posturas antálgicas (contra a dor), que acarretam em cadeias de tensões”, destaca Fernanda.

Estes desequilíbrios podem ser desencadeados por outros fatores, como lesões por esforço repetitivo, doenças autoimunes, e pós-traumas, além de outros! Durante a prática da técnica das posturas, o corpo é colocado em uma tensão contínua e apresenta pontos ou áreas de maior rigidez, que através de técnicas e da respiração são corrigidas e o corpo é realinhado e reorganizado, colocando novamente em harmonia e em um bom funcionamento.

Com a prática do RPG é possível tomar consciência do corpo de forma mais completa, alinhando e alongando as estruturas em desajuste, o que leva a um aumento de qualidade de vida e alivio de dores, além de prevenir novos aparecimentos. Para isso é fundamental um acompanhamento próximo e individual. 

Fonte: G1 - Globo