01 de Outubro de 2021

Uma alimentação saudável ajuda a prevenir uma série de doenças, todos sabemos isso, pois é por meio da nutrição que adquirimos o que é fundamental para nosso corpo funcionar corretamente e também para manter nossa imunidade forte. Mas como a alimentação impacta nas doenças do coração?


As causas mais comuns da hipertensão são, exatamente, uma má distribuição de sódio na dieta, além de falta de exercício físico, fatores genéticos e fatores sociais (como o estresse). Logo, é compreensível que um dos principais cuidados a se ter com o hipertenso é em relação a sua dieta.


A adoção de um plano alimentar saudável é fundamental não só para o tratamento mas também para a prevenção, a dieta deve ter como foco as frutas, hortaliças e laticínios com baixo teor de gordura além de cereais e carne branca.


Quando falamos em alimentação saudável é fundamental entender que estamos falando de alimentos in natura e minimamente processados, pois os ultraprocessados (enlatados, embutidos, molhos prontos e qualquer coisa "em conserva") têm altíssimo teor de sódio.


Um ótimo passo para tornar a alimentação mais saborosa dentro das possibilidades dos alimentos in natura é apostar em temperos e sabores naturais, abandonando o uso de temperos prontos e industrializados. É fundamental que a dieta seja sempre direcionada por um profissional nutricionista e também com acompanhamento médico adequado.