17 de Setembro de 2021

A um primeiro olhar, as duas coisas parecem ser o mesmo, mas existe uma diferença baseada no objetivo e regularidade. Essencialmente, praticamos atividades físicas todos os dias, mas o exercício físico e algo que demanda uma organização e esforço um pouco maior.


A Atividade Física é qualquer tipo de ação ou atividade que tenha como base o movimento do nosso corpo e, em consequência, o gasto de energia. São as atividades mais comuns do nosso dia a dia como caminhadas, corridas, pedaladas, alongamentos, subir e descer escadas, dançar e até mesmo a limpeza da casa. Ou seja, atividades que demandem uma movimentação contínua do corpo.


Já o Exercício Físico são as atividades físicas de modo organizado, é quando praticamos atividades de modo planejado, com rotinas de treino, repetição e regras estabelecidas para se alcançar metas. Normalmente praticamos isso nas academias dentro de todas as modalidades de treinamento ou esportivas possíveis, ou simplesmente quando sistematizamos nossas atividades físicas de modo organizado.


A prática do exercício físico é fundamental para o aumento da nossa força física, resistência, equilíbrio, flexibilidade e até mesmo na melhora geral da nossa saúde, quando sistematizamos nossas atividades físicas e transformamos em um treino, podemos sentir os resultados, inclusive, nas ações e atividades diárias, com uma diminuição da fadiga, do cansaço, aumento da energia, melhora do sono.


Ou seja, os exercícios físicos melhoram nosso rendimento em nossas atividades físicas cotidianas também, além dos outros vários objetivos que se tem ao treinar um esporte ou modalidade. O importante é que toda prática de exercícios físicos tenha uma orientação correta para entender e potencializar os limites do corpo, evitando lesões e conseguindo mensurar resultados.


Aqui na Vitalizze, por exemplo, devido à interdisciplinaridade do nosso time de professores e as várias modalidades que oferecemos, é possível montar um plano de exercícios pensado exatamente para seus objetivos e que se adéquam a sua realidade.