20 de Agosto de 2021

Uma lesão esportiva é qualquer injúria que acontece com seu corpo que ocorre durante a prática de esportes ou exercícios. Tais lesões podem ocorrer por consequência de acidentes, overtraining, falta de técnica apropriada, pouco aquecimento ou uso de equipamento impróprio e, sobretudo, devido a uma falta de preparo para desempenhar determinada atividade.

O regresso progressivo à prática esportiva do futebol, por exemplo, requer o cumprimento das fases de adaptação para assegurar que os jogadores irão disputar seus jogos com plena condição física, bem como com o menor risco possível de lesões e uma boa performance desportiva.

Diversos estudos mostram que é de suma importância no pré-retorno, realizar treinos específicos inerentes a modalidade, exercícios que buscam trabalhar as valências básicas requeridas, trabalho este de mobilidade articular, estabilidade e força, para aí então seguidamente realizar trabalho isolado de gesto esportivo como corridas, mudanças de direção e também saltos, evoluindo gradativamente para um conjunto dessas atividades.

Clubes que retornaram à jogos competitivos sem respeitar um período de treinamento prévio específico, relataram índices acima da média de lesões relacionadas a prática esportiva.

Não importa se você é um atleta de alto rendimento ou amador, respeite seu corpo e condicione-o a desempenhar suas atividades, para assim não precisar se afastar do esporte e também ter um comprometimento de suas atividades laborais.