16 de Julho de 2021

A prática de exercício físico é recomendada em todas as fases da nossa vida, inclusive no período gestacional. Por que, então, tantos mitos sobre grávidas não poderem treinar ou fazer exercício físico? Bem, infelizmente algumas mães perdem os bebês no início da gestação e acabam correlacionando isso com a atividade que praticava, mas isso não necessariamente é verdade.

É importante que as atividades físicas das gestantes acompanhem as mudanças corporais e hormonais pelas quais a mulher passa, por isso o acompanhamento é fundamental. Com base em estudos do The American College of  Sports Medicine(ACSM) não há nada que impeça a prática de exercício físico durante esse período, visto que a maioria das gestantes descobrem a gravidez entre o primeiro e o segundo mês, entretanto é importante ressaltar que é preciso seguir alguns parâmetros para o exercício.

A principal preocupação deve ser a liberação médica para o exercício físico, posteriormente o correto acompanhamento da alimentação na gestação por um nutricionista, protegendo ela de futuros problemas e também assegurando o desenvolvimento do bebê. O exercício físico é uma ótima maneira de evitar a diabetes gestacional (DMG) que é um tipo de intolerância a carboidratos que se inicia durante a gestação. O exercício físico se associa à prevenção do DMG e ao melhor controle glicêmico em todos os trimestres da gestação. Outros pontos importantes para se prestar atenção são: temperatura corporal, roupas adequadas para prática (leve), intensidade dos exercícios e exercícios sem impacto.

A prática regular de exercícios físicos também contribui para as reduções do trabalho de partos cesáreos e prematuros, menor número de aborto espontâneo e é uma grande defesa contra a depressão pós-parto. É imprescindível que o profissional de educação física conheça as alterações cardiovasculares específicas de cada período da gestação, para garantir as seguranças da gestante e do feto durante os exercícios físicos.

C:\Users\USUÁRIO\AppData\Local\Microsoft\Windows\Temporary Internet Files\Content.Word\Nova Imagem (13).bmp

Adaptado livro Exercise and Sporting Activity During Pregnancy. Evidence-Based Guidelines.

MOTTOLA M.F., et al. 2019 Canadian guideline for physical activity throughout pregnancy. Br J Sports Med. 2018.

CORDERO Y, MOTTOLA MF, VARGAS J, et al. Exercise Is Associated with a Reduction in Gestational Diabetes Mellitus. Med Sci Sports Exerc. Jul, 2015. 47(7):1328-33.

SANTOS-ROCHA, R. (ed.). Exercise and sporting activity during pregnancy. Evidence-based guidelines. 2019.

AZEVEDO, R.A.; MOTA, M.R.; SILVA, A.O.; DANTAS, R.A.E. Exercício físico durante a gestação: uma prática saudável e necessária. Universitas: Ciências da Saúde. 2011. 9(2): 53-70.