18 de Junho de 2021

A consciência da necessidade de se manter uma rotina de exercícios físicos está crescendo, principalmente nesse momento em que muitas pessoas tiveram que diminuir sua circulação devido à pandemia, ficou ainda mais evidente a urgência de se vencer o sedentarismo. A prática do exercício físico, mesmo que você não treine na intensidade de um atleta profissional, precisa ser pensada a partir da sua individualidade biológica, ou seja, o seu planejamento de treino precisa respeitar sua individualidade.


Nesse sentido, o papel do personal trainer é fundamental, pois ele tem as qualificações para pensar e prescrever um programa de atividades individual, que se adequem ao seu corpo e explore seus limites dentro da sua individualidade. Além disso, o treino com auxílio próximo de um personal garante que você realize os exercícios de forma correta e isso é fundamental para dois aspectos: segurança e efetividade do exercício. Ou seja, previne lesões derivadas e má postura, excesso de carga e execução incorreta de movimentos e também garante que a técnica correta possa realmente levar ao efeito que o exercício propõe, muitas pessoas se frustram com o treino exatamente porque não veem resultados e isso acontece muitas vezes devido à prática incorreta dos movimentos, que mais machucam do que realmente causam um efeito positivo.


Com isso, nunca treine sozinho ou sem a devida instrução prévia, você não precisa estar o tempo todo sendo auxiliado por um personal, mas o profissional precisa previamente te passar todas as intruções do movimento, e estar próximo se você precisar de ajuda. Além da motivação de ter um professor disponível, você pode ter certeza que antes de realizar um movimento, aprendeu de fato a fazer com ele tenha um efeito positivo no seu corpo, aumentando a eficiência do treino e, consequentemente, alcançando os objetivos num tempo menor do que executando os exercícios de forma errada e sem efetividade.


É fundamental manter uma rotina de treinos, mas é preciso garantir que isso aconteça de forma correta.