16 de Abril de 2021

As primeiras previsões para o inverno desse ano indicam que será mais frio que ano passado, mas a tendência de picos de frio intercalados com dias mais quentes continua. 

O frio é um dos principais fatores de acabam desestimulando a prática de exercícios, mas manter a regularidade das atividades é fundamental inclusive no inverno. 

Atividade física feita com regularidade, ou seja, realizada de forma organizada e constante, melhora dores e aumenta nossa capacidade funcional, melhora nosso sono e desempenho cognitivo, além de reduzir o estresse e aumentar a sensação de bem-estar. Ou seja, se exercitar é a melhor forma de afastar os maiores incômodos do frio: Dores musculares, preguiça, sono desregulado.

Nesse caso, o mais importante não é intensidade, isso quem determina é o seu nível e progressão nas atividades, mas sim criar uma rotina, por isso é fundamental praticar exercícios com acompanhamento de um profissional qualificado.

Um dos principais motivadores para manter a rotina mesmo no frio é a ajuda que os exercícios dão em manter o corpo aquecido e aliviar tensões comuns com a queda de temperatura, além disso, não fugir das atividades durante outono e inverno são fundamentais para evitar não ter de duplicar o esforço durante a primavera o verão, e ajudam, também, a evitar o efeito sanfona.