12 de Março de 2021

Se você sente dor nas costas e não sabe o motivo e/ou precisa corrigir sua postura, existem diferentes técnicas de exercício que podem ajudar a amenizar e tratar os problemas. 

O RPG se trata de um método manual que pode ser aplicado a todas as patologias que demandam fisioterapia, tais como doenças ortopédicas, neurológicas, reumatológicas e somáticas. O RPG Costuma ser indicado para o tratamento de desvios de coluna, de vícios posturais e de lesões nas articulações. O atendimento é sempre individualizado e o tratamento varia sempre dependendo do problema a ser corrigido.

O Pilates é um método desenvolvido que reúne diversos princípios de atividades que podem ser realizados em aparelhos específicos ou no chão, utilizando do peso do corpo e da gravidade para a realização. Há variações nos exercícios de acordo com a intenção de cada praticante, mas todos os movimentos devem ser executados com a coluna ereta e o abdômen contraído nas respirações, o Pilates tem como diferenciar colaborar para a conexão entre corpo e mente, pois trabalha com o controle e precisão durante os movimentos.

Os dois tratamentos visam estabelecer uma melhor estabilidade da postura e aliviar dores e ambos tem cuidados individualizados, uma boa ideia para tratamentos a longo prazo, é iniciar com RPG para tratar questões específicas e depois fortalecer com o Pilates. Para escolher entre um e outro, é recomendado uma avaliação técnica de um profissional de fisioterapia, desse modo é possível localizar o problema com mais precisão e poder adequar o tratamento que será mais efetivo.